A verdadeira terceira geração do Gol.


  Após 14 anos na segunda geração, enfim o Gol chegava em sua real terceira geração em julho de 2008. Talvez pelo exaustivo uso do termo geração, o Gol chegou apenas como Novo Gol porém, no âmbito popular, ele e conhecido como Gol geração 5. A plataforma era baseada em outros modelos da marca, especificamente Polo e Fox, o Gol passava a ter motor e câmbio transversais, unanimidade entre os compactos em todo mundo, com isso o carro ganhou uma dianteira mais curta e um conjunto mecânico mais eficiente, esse recurso ainda acabou contribuindo para a melhoria do aproveitamento do espaço interno.
Motor transversal, uma grande evolução no Gol.
  O Gol mostrava linhas modernas, faróis alongados e linha de cintura alta conferiam ainda ao modelo um ar de esportividade, na traseira, a pequena lanterna é uma forma de manter o vínculo com o passado, o desenho da peça foi baseado nos primeiros modelos do Gol da década de 1980. O interior completamente renovado, no painel instrumentos maiores e similares aos demais modelos da montadora, a posição de dirigir foi melhorada e, algumas versões receberam volante ajustável em altura e profundidade, air bar e ABS voltaram a ser oferecidos como opcionais, itens que não estavam presentes em nenhuma versão desde 2006
Lanternas inspiradas nos primeiros modelos da década de 80.
  Na mecânica, algumas novidades, o motor AP não era mais oferecido, o Gol contava agora com apenas 2 opções de motorização o 1.0 VHT, o mesmo EA 111 que equipava o Gol Ecomotion, porém com bielas mais longas que conferiram um funcionamento mais suave e um pequeno incremento na potência, o Gol 1.0 desenvolvia nessa configuração 76 cv quando abastecido com álcool e 72 cv quando alimentado com gasolina, seguindo a mesma ordem, o torque variava entre 10,6 e 9,7 kgf.m com os combustíveis na mesma ordem. A outra opção era o motor da mesma família EA 111 porém com 1,6 litro rendendo 104/101 cv e com torque de 15,6/15,4 kgf.m, ambos números se referem a álcool/gasolina. Além do câmbio manual de 5 marchas, passou a ser oferecido em 2009 o câmbio automatizado I-motion, basicamente a mesma transmissão com controle de embreagem e trocas de marchas feitos por meio de um mecanismo eletro-hidráulico, esse câmbio estava disponível apenas nas versões equipadas com motor 1.6, foi uma grande fonte de reclamações pelos trancos em sua operação e pelos problemas que apresentou, o sistema evoluiu e atualmente melhorou muito.
O novo interior dava um salto de qualidade em relação a versão anterior, a posição para dirigir também melhorou.
  Em 2010, era lançada a versão Rallye baseada na nova geração, disponível apenas com o motor 1.6 e com as 2 opções de transmissão, o modelo trazia fantasia off-road, pneus de uso misto, ponteira de escapamento cromada, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, grade preta, adesivos laterais suspensão elevada, para-choques com design diferenciado e faróis de neblina de grandes proporções instalados em sua extremidade e rodas de liga leve, entre os opcionais sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores com repetidores de pisca. A cor de lançamento, Amarelo Solaris se destaca entre os tons de preto, cinza e branco comuns dos carros atuais.
Gol Rallye, para choques diferenciados e a chamativa cor Amarelo Solars.

Séries especiais:
  • Gol Seleção: Em homenagem a Copa do Mundo de 2010 realizada na África do Sul, a versão foi limitada a 3000 unidades, a série trazia a inscrição seleção na porta traseira, logotipo da CBF nas portas dianteiras e bordados no banco dianteiro, rodas de liga leve, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e interior com novo padrão de tecido. A versão vinha equipada apenas com motor 1.0 e podia receber a cor exclusiva Azul Boreal. Na copa, o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final;   

  • Gol Vintage: Comemorando os 30 anos do modelo em 2010, lançada em 2011, a série é a mais exclusiva que o Gol já teve, limitada a apenas 30 unidades, a edição tinha como foco os colecionadores, vinha equipada apenas com o motor 1.6, disponível na cor branca, contava com faixas pretas nas laterais e no capô, a porta traseira vinha adesivada em preto fosco, o teto recebia acabamento black piano, as rodas de liga leve de 16 polegadas era pintada na cor da carroceria. No interior acabamento exclusivo, revestido em couro preto com detalhes brancos, no console uma plaqueta identificava o número e a versão e, no porta malas uma guitarra Tagima Stratocaster com o mesmo esquema de pintura do carro, o sistema de som contava com uma entrada amplificada que permite a conexão da guitarra ao sistema de áudio do carro;

  • Gol Rock In Rio: Série feita em comemoração ao evento de mesmo nome, disponível nas cores Azul Boreal, Branco Cristal e Vermelho Flash, vinha equipado de série com direção hidráulica e vidros elétricos, o motor disponível para a série era apenas o 1.0, os diferenciais ficavam por conta dos faróis e lanternas escurecidos, rodas e retrovisores pintados na cor cinza, faixa lateral com uma silhueta que lembra a de um show de rock, revestimento interno escuro incluindo o revestimento do teto e das colunas, detalhes internos vermelhos, sistema de áudio com conexão USB, SD, Bluetooth e entrada para iPod e volante multifuncional, a série era limitada em 2700 unidades, o comprador recebia uma senha para baixar músicas exclusivas gravadas durante o festival;

  • Gol 25 Anos: Comemorando os 25 anos de liderança de mercado, a série lançada em 2012, era equipada com motor 1.0, a versão era na verdade 2 pacotes de acessórios o primeiro, trazia logotipos da série, revestimento interno diferenciado, rodas de 14 polegadas com calotas calçadas com pneus 175/70, frisos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceira, spoiler traseiro, faróis escurecidos e lanternas fumê. O segundo pacote adicionava itens como rodas de liga leve montadas em pneus 185/60 R14 e CD Player com MP3 USB, SD Card, iPod e conectividade via Bluetooth.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História Ilustrada - 1971 Nissan Skyline 2000 GT R

1980 Chevrolet Opala Diplomata 250-S

História Ilustrada - Honda CRX