História Ilustrada - 1971 Nissan Skyline 2000 GT R
O primeiro de uma linhagem que recebeu o apelido de GT R, um carro que nasceu antes mesmo da Nissan e atravessou décadas com uma história de sucesso, juntando uma legião de admiradores ao redor do Mundo.
O nome Skyline causa um certo burburinho entre os gearheads, vem à cabeça os lendários GT R's, mas nem só da linhagem Godzilla vive esse tradicional carro japonês. A história do Skyline vem antes mesmo da Nissan, a primeira geração de 1957, era fabricada pela Prince Motor Company, um ramo da Tachikawa Aircraft Company que produzia os aviões de combate Zero, durante a Segunda Guerra Mundial. A segunda geração do Skyline de 1963, ainda sob a responsabilidade da Prince. Um modelo com linhas mais retas, disponível nas carroceiras sedan e perua.
Prince Skyline (ALS1), forte inspiração em modelos americanos. imagem:wikimedia.org |
O primeiro GT R surgiu apenas com a terceira geração do modelo (C10), de 1968, dois anos depois do governo japonês incentivar as exportações de veículos para outros mercados, e assim surgir a Nissan e a Datsun, a segunda responsável por vender carros da marca nos Estados Unidos e Austrália. O primeiro Skyline GT R foi baseada na versão sedan, a rara e pouco conhecida PGC-10.
Em 1970, a lenda ganhava força. A carroceria cupê (KPGC-10), trazia elementos de design que remetem ao Mustang dos anos 1960, a ausência da coluna central e o desenho das janelas são uma clara inspiração no modelo da Ford, na traseira, as lanternas remetem ao Camaro anterior ao modelo 1969. O estilo conhecido popularmente como Hakosuka.
Lanternas traseiras inspiradas nas peças do Camaro pré-1969. Imagem:car-revs-daily.com |
O Skyline 2000 GT R dessa geração era um carro consideravelmente grande para época, 4330 mm de comprimento, porém estreito como os carros da época, 1665 mm de largura, mas a altura de 1,57 metro, aliada às linhas suaves e musculosas, davam um ar esportivo e elegante ao veículo. O motor não deixava a desejar, um seis cilindros em linha, com comando duplo no cabeçote de 2 litros de deslocamento, a potência nas rodas era 158 cv, pouco para o padrão atual, mas na época levavam o Nissan à velocidade de 200 km/h, o 0 a 100 chegava em 9,8 segundos, devemos lembrar que a potência era entregue às 7 mil rotações, mesma faixa de giro na qual o torque máximo de 18 kgfm.
Nissan S20, 6 cilindros em linha, comando duplo no cabeçote e três carburadores. Imagem: carthrottle.com |
Embora a primeira geração do GT R tenha feito sucesso e hoje se tornou um dos carros japonês mais desejados por colecionadores e entusiastas, o facelift conhecido como Kenmeri, contava com um novo estilo, agora um cupê de perfil fastback, embora continuasse com bons números de desempenho, poucas unidades foram fábricadas, o que tornam ele um carro extremamente raro, apenas 197 unidades produzidas. Mas o que levou o 2000 GT R ao fim? Simples, mais uma vítima da crise do petróleo dos anos 70. Skyline 2000 GT R 1973 "Kenmeri" apenas 197 unidades produzidas. Imagem:gieldaklasykow.pl
A sigla GT R só voltaria ao Skyline na oitava geração, a R32 de 1989, houveram versões esportivas nas gerações anteriores, mas nenhuma tão emblemática quanto a sigla que é sinônimo de monstruosidade automotiva, os lendários Godzillas que não são sinônimos de Skyline, mas traduzem com perfeição o significado de GT R.
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