Ferrari 296 GTB: o universo dos esportivos com motores V6

No último mês de junho, a Ferrari apresentou seu novo modelo, o 296 GTB. Como de praxe nos últimos anos, estamos falando de um esportivo híbrido, mas desta vez não foi esta a polêmica, muitos puristas, não apenas "ferraristas", criticam a adoção de um motor V6 em esportivos, alegando muitas vezes que a dignidade mínima se dá através de 8 cilindros em V. Porém, o 296 não é o primeiro modelo italiano com essa configuração de cilindros, o Dino 246 de 1969, que na época foi muito desprezado por puristas, mas fez sucesso entre astros do rock.
Motor V6 bi turbo do 296 GTB.

Os números do 296 GTB impressionam, parte deles fazem parte do próprio nome, 2.9 litros 6 cilindros, o restante vem de Gran Turismo Berlinetta. O motor o V6 biturbo rende 663 cv, auxiliado por um elétrico de 167 cv, combinados entregam 830 cv e 740 Nm de torque (75,46 kgfm). O esportivo híbrido plug-in precisa de apenas 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h, 7,3 segundos para atingir 200 km/h, e, tem a velocidade máxima de 330 km/h.


Confira outros 12 esportivos que adotaram motorização V6.

Alpine A610

Com motor traseiro V6 de 3 litros turbo, o A610 foi fabricado entre os anos de 1991 e 1995. O A610 entregava a potência de 253 cv, que levavam o cupê francês aos 100 km/h em 5,8 segundos e, a velocidade máxima de 267 km/h.

Dino 246

Inicialmente a Dino seria uma submarca da Ferrari, uma homenagem a Alfredo Ferrari, único filho de Enzo que morreu jovem. O 246 ficou mais conhecido do que seu antecessor o 206, a diferença estava basicamente na cilindrada, 2 litros no 206 e 2,4 litros no 246, ou seja, a lógica da denominação do modelo era a mesma que a Ferrari adota até os dias presentes. O 246 era disponibilizado na versão GT, cupê e GTS, conversível. O V6 entregava 195 cv, que eram suficientes para levar o pequeno esportivo aos 238 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, bons números para época.


Ford GT

Com carroceria em fibra de carbono, o Ford GT EcoBoost dividiu opiniões em seu lançamento. Os mais puristas logo condenaram a adoção do lendário nome saído de Le Mans em um carro com motor V6 bi turbo. Todo Ford GT anterior sempre foi equipado com motorização V8, mas a eficiência acabou vencendo. Com potência de 655 cv, o v6 de 3,5 litros, era o motor nesta configuração mais potente até o anúncio da 296 GTB. A Velocidade máxima do GT é de 347 km/h.


Ginetta G60

Fundada em 1958 em Leeds, West Yorkshire, no Reino Unido, a Ginetta adquiriu fama por meio de seus carros esportivos e nas competições, apostando na relação peso/potência, consta em seu histórico modelos com motores de 4 cilindros em linha, até poderosos V8 de origem americana. O G60 produzido entre os anos de 2012 e 2015, um cupê com motor V6 Ford Cyclone de 3,7 litros, central-traseiro, gerava 314 cv de potência. Acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, levando seus 1080 kg a velocidade máxima de 265 km/h.


Honda NSX

Tanto na lendária versão clássica que teve sua dinâmica calibrada por Ayrton Senna, quanto na nova versão que estreou em 2016 com motor bi turbo e auxílio de motores elétricos, o NSX é um dos clássicos esportivos com motor V6. Na versão clássica, uma das opções era o 3.2 34 válvulas de 280 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h era cumprida em 5,9 segundos, a velocidade máxima era de 275 km/h. Ficou no mercado de 1990 a 2005, recebendo um facelift em 2001. O NSX de 2016, entrega 581 cv de potência combinada, são 3 motores elétricos auxiliando o V6 de 3,5 litros bi turbo, levam o caro a velocidade máxima de 311 km/h.


Jaguar XJ220

O carro de produção mais rápido do mundo entre os anos de 1992 e 1993, o Jaguar XJ220 também era equipado com um motor V6 bi turbo montado na configuração central-traseira. Com 3,5 litros de deslocamento, gerava nada menos do 550 cv, a aceleração da imobilidade aos 100 km/h era cumprida em 3,8 segundos e a velocidade máxima de 343 km/h.


Lotus Evora

Colin Chapman dizia que adicionar leveza era melhor do que simplesmente adicionar potências, o Evora não é exatamente leve, em sua versão mais potente, a GTE, eram 1276 kg, porém, o motor V6 Toyota 2GR-FE de 3,5 litros, auxiliado por um compressor mecânico entregava 444 cv de potência, suficientes para levar o esportivo inglês aos 273 km/h.


Lotus Exige S3

A terceira série do Exige também utilizada um V6 3.5 de origem Toyota equipado com compressor, porém, a potência era um pouco menor em comparação ao Evora, com 350 cv, o Exige levava apenas 4 segundos para atingir os 100 km/h, a velocidade máxima de 274 km/h era maior do que a do Evora mesmo com menor potência, o peso também era menor: 1251 kg, mesmo assim não era uma diferença absurda.


Mitsubishi GTO/3000GT

Batizado como GTO no Japão, no ocidente recebeu o nome de 3000GT. Recebeu o apelido de Ferrari japonesa graças ao seu design, tecnologia e desempenho. Equipado com motor V6 de 3 litros, turbo alimentado, montado na dianteira em posição transversal, o 3000GT contava com tração nas 4 rodas e cambio manual de 6 marchas, com 300 cv, a velocidade máxima era de 256 km/h. Nos Estados Unidos também foi comercializado como Dodge Stealth R/T.


Mitsuoka Orochi

A japonesa Mitsuoka é conhecida por seus carros com design controverso, com o Orochi não é diferente. Um cupê de linhas arredondadas, a dianteira inclusive lembra os faróis e lanternas seguem o padrão de linhas ovaladas. Equipado com motor V6 de origem Toyota, o 3MZ-FE de aspiração natural, o Orochi  tinha a potência de 233 cv, a velocidade máxima de 245 km/h, o 0 a 100 km/h era cumprido em 5,7 segundos, a transmissão era automática de 5 velocidades, apesar de esportivo, o Orochi também focava no luxo. 


Nissan GT-R

Sucessor de uma linhagem esportiva, baseada na linha Skyline, o GT-R está no mercado desde 2007, equipado com motor V6 de 3,8 litros turbo, em uma das suas versões mais potentes, a Nismo de 2018, entregava 600 cv de potência, acelerando aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e com velocidade máxima de 315 km/h, era ainda equipado com transmissão de dupla embreagem de 6 velocidades e tração integral.


Venturi GT 400

Mais um modelo de uma pequena fabricante, a francesa Venturi produziu entre 1994 e 1999 o GT 400, equipado com motor V6 de 3 litros, originado de uma parceria entre Renault, Peugeot e Volvo, desenvolvia no esportivo 408 cv, graças ao auxílio de dois turbos. O Venturi GT 400 levava 4,7 segundos para atingir os 100 km/h e tinha a velocidade máxima de 290 km/h.








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