Ferrari 296 GTB: o universo dos esportivos com motores V6
Motor V6 bi turbo do 296 GTB. |
Os números do 296 GTB impressionam, parte deles fazem parte do próprio nome, 2.9 litros 6 cilindros, o restante vem de Gran Turismo Berlinetta. O motor o V6 biturbo rende 663 cv, auxiliado por um elétrico de 167 cv, combinados entregam 830 cv e 740 Nm de torque (75,46 kgfm). O esportivo híbrido plug-in precisa de apenas 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h, 7,3 segundos para atingir 200 km/h, e, tem a velocidade máxima de 330 km/h.
Confira outros 12 esportivos que adotaram motorização V6.
Alpine A610
Com motor traseiro V6 de 3 litros turbo, o A610 foi fabricado entre os anos de 1991 e 1995. O A610 entregava a potência de 253 cv, que levavam o cupê francês aos 100 km/h em 5,8 segundos e, a velocidade máxima de 267 km/h.
Dino 246
Inicialmente a Dino seria uma submarca da Ferrari, uma homenagem a Alfredo Ferrari, único filho de Enzo que morreu jovem. O 246 ficou mais conhecido do que seu antecessor o 206, a diferença estava basicamente na cilindrada, 2 litros no 206 e 2,4 litros no 246, ou seja, a lógica da denominação do modelo era a mesma que a Ferrari adota até os dias presentes. O 246 era disponibilizado na versão GT, cupê e GTS, conversível. O V6 entregava 195 cv, que eram suficientes para levar o pequeno esportivo aos 238 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, bons números para época.
Ford GT
Com carroceria em fibra de carbono, o Ford GT EcoBoost dividiu opiniões em seu lançamento. Os mais puristas logo condenaram a adoção do lendário nome saído de Le Mans em um carro com motor V6 bi turbo. Todo Ford GT anterior sempre foi equipado com motorização V8, mas a eficiência acabou vencendo. Com potência de 655 cv, o v6 de 3,5 litros, era o motor nesta configuração mais potente até o anúncio da 296 GTB. A Velocidade máxima do GT é de 347 km/h.
Ginetta G60
Fundada em 1958 em Leeds, West Yorkshire, no Reino Unido, a Ginetta adquiriu fama por meio de seus carros esportivos e nas competições, apostando na relação peso/potência, consta em seu histórico modelos com motores de 4 cilindros em linha, até poderosos V8 de origem americana. O G60 produzido entre os anos de 2012 e 2015, um cupê com motor V6 Ford Cyclone de 3,7 litros, central-traseiro, gerava 314 cv de potência. Acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, levando seus 1080 kg a velocidade máxima de 265 km/h.
Honda NSX
Tanto na lendária versão clássica que teve sua dinâmica calibrada por Ayrton Senna, quanto na nova versão que estreou em 2016 com motor bi turbo e auxílio de motores elétricos, o NSX é um dos clássicos esportivos com motor V6. Na versão clássica, uma das opções era o 3.2 34 válvulas de 280 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h era cumprida em 5,9 segundos, a velocidade máxima era de 275 km/h. Ficou no mercado de 1990 a 2005, recebendo um facelift em 2001. O NSX de 2016, entrega 581 cv de potência combinada, são 3 motores elétricos auxiliando o V6 de 3,5 litros bi turbo, levam o caro a velocidade máxima de 311 km/h.
Jaguar XJ220
O carro de produção mais rápido do mundo entre os anos de 1992 e 1993, o Jaguar XJ220 também era equipado com um motor V6 bi turbo montado na configuração central-traseira. Com 3,5 litros de deslocamento, gerava nada menos do 550 cv, a aceleração da imobilidade aos 100 km/h era cumprida em 3,8 segundos e a velocidade máxima de 343 km/h.
Lotus Evora
Colin Chapman dizia que adicionar leveza era melhor do que simplesmente adicionar potências, o Evora não é exatamente leve, em sua versão mais potente, a GTE, eram 1276 kg, porém, o motor V6 Toyota 2GR-FE de 3,5 litros, auxiliado por um compressor mecânico entregava 444 cv de potência, suficientes para levar o esportivo inglês aos 273 km/h.
Lotus Exige S3
A terceira série do Exige também utilizada um V6 3.5 de origem Toyota equipado com compressor, porém, a potência era um pouco menor em comparação ao Evora, com 350 cv, o Exige levava apenas 4 segundos para atingir os 100 km/h, a velocidade máxima de 274 km/h era maior do que a do Evora mesmo com menor potência, o peso também era menor: 1251 kg, mesmo assim não era uma diferença absurda.
Mitsubishi GTO/3000GT
Batizado como GTO no Japão, no ocidente recebeu o nome de 3000GT. Recebeu o apelido de Ferrari japonesa graças ao seu design, tecnologia e desempenho. Equipado com motor V6 de 3 litros, turbo alimentado, montado na dianteira em posição transversal, o 3000GT contava com tração nas 4 rodas e cambio manual de 6 marchas, com 300 cv, a velocidade máxima era de 256 km/h. Nos Estados Unidos também foi comercializado como Dodge Stealth R/T.
Mitsuoka Orochi
A japonesa Mitsuoka é conhecida por seus carros com design controverso, com o Orochi não é diferente. Um cupê de linhas arredondadas, a dianteira inclusive lembra os faróis e lanternas seguem o padrão de linhas ovaladas. Equipado com motor V6 de origem Toyota, o 3MZ-FE de aspiração natural, o Orochi tinha a potência de 233 cv, a velocidade máxima de 245 km/h, o 0 a 100 km/h era cumprido em 5,7 segundos, a transmissão era automática de 5 velocidades, apesar de esportivo, o Orochi também focava no luxo.
Nissan GT-R
Sucessor de uma linhagem esportiva, baseada na linha Skyline, o GT-R está no mercado desde 2007, equipado com motor V6 de 3,8 litros turbo, em uma das suas versões mais potentes, a Nismo de 2018, entregava 600 cv de potência, acelerando aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e com velocidade máxima de 315 km/h, era ainda equipado com transmissão de dupla embreagem de 6 velocidades e tração integral.
Venturi GT 400
Mais um modelo de uma pequena fabricante, a francesa Venturi produziu entre 1994 e 1999 o GT 400, equipado com motor V6 de 3 litros, originado de uma parceria entre Renault, Peugeot e Volvo, desenvolvia no esportivo 408 cv, graças ao auxílio de dois turbos. O Venturi GT 400 levava 4,7 segundos para atingir os 100 km/h e tinha a velocidade máxima de 290 km/h.
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