Curiosidade - Motores Monstruosos

O universo automotivo é repleto de lendas, há quem meça ainda a capacidade de um carro ser rápido se baseando em sua cilindrada, porém, na última década acompanhamos o downsing, motores mais eficiente, com menor número de pistões, consequentemente menor número de peças, menor massa e muita potência. Quem poderia imaginar na metade dos anos 90 um motor 1.0 de 3 cilindros e 125 cv, como no caso do Golf Mk7 1.0 TSi.

Há ainda uma falsa frase atribuída a Carroll Shelby: "nada substitui as polegadas cúbicas", na verdade não há registro sobre a autoria desta frase, mas Shelby não as proferiu. A filosofia por trás do Cobra, utilizando a base do AC Ace inglês, que era equipado com motorizações da própria AC Cars, Bristol ou Ford, todas de 6 cilindros em linha 2 litros ou 2,6 litros no caso do motor Ford. Os primeiros Cobra eram basicamente o Ace com motores V8 Ford de 4.3 e 4.7 litros, chegando a utilizar o 7 litros (427 pol³), em sua versão mais famosa, a Mk3 produzida entre 1965 e 1967, base para centenas de réplicas mundo afora.

Para os padrões atuais, mesmo o 7.0 do Shelby Cobra é um motor enorme, confira abaixo 9 carros como motores considerados enormes e, não estamos falando de motores ciclo diesel.

9. 1910 Buick Model 60 "Bug Race Car"

Com 10.200 cm³ de cilindrada em um motor de 4 cilindros, o Model 60 era produzido em alumínio e tinha boa aerodinâmica, mesmo com um motor enorme, a velocidade máxima era de 168 km/h.

conceptcarz.com

8. 1932 Bugatti Type 41 Royale

O Type 41 era grande em tudo, com 6,4 metros de comprimento, pesando 3175 kg, era superlçativo também no motor, um 8 cilindros em linha de 12,7 litros, capaz de desenvolver até 299 cv de potência, outro ponto curioso eram as 3 válvulas por cilindro, apenas o motor media quase 1,5 metro de comprimento, por 1 metro de altura.

conceptcarz.com

7. 1909 Blitzen Benz

Carro de corrida responsável por bater o recorde de velocidade máxima em 1909, com 202,7 km/h, era movido por um motor de 4 cilindros com 21,5 litros que gerava a potência de 200 hp.

mbpassion.de

6. 1924 Fiat SB4 "Mephistopheles"

Estava longe de ser um carro leve, pesando 2 toneladas, era impulsionado pelo motor aeronáutico Fiat A.12, com 5 cilindros em linha e 21,7 litros, entrgava 320 cv e levava a Besta de Turim aos 234, 98 km/h.

automotive-heritage.ru

5. 1926 Sunbeam 1000 hp

Equipado com 2 motores aeronáuticos Sunbeam Matabele de 12 cilindros em V, produzia potência aproximada aos 1000 cv, com 22,4 litros, foi o primeiro carro a romper a barreira das 200 milhas por hora (320 km/h), mesmo com o peso de 2 toneladas era estremamente rápido, apenas uma unidade foi produzida.

wikimedia.org

4. 1930 Napier Railton

Mais um carro a utilizar motor originalmente aplicado na aviação, o Railton era equipado com um exótico W12 com 24 litros de cilindrada, em 1935 atingiu a velocidade de 230, 84 km/h no aeródromo de Brooklands, no Reino Unido.

concoursvirtual.com

3. 1924 Leyland-Thomas

Equipado com motor Thomas X-8, com 8 cilindros em linha e aplicação aeronáutica, este motor tinha nada menos do 24 litros de deslocamento, era capaz de gerar 600 cv e atingir 274km/h de velocidade máxima.

kentonline.co.uk

2. 1910 Fiat S76

Um enorme motor 4 cilindros em linha de 28,3 litros com 4 válvulas por cilindro, 3 na sua a aplicação em aviões, gerava 290 cv de potência e levava o protótipo aos 213 km/h.

newsdanciennes.com

1. 1908 Brutus V12

O seu nome é autoexplicativo, brutalidade pura, equipado com um motor aeronáutico BMW de 12 cilindros em V, tinha nada menos do 46 litros de cilindrada, que apesar de enorme, produzia algo na casa dos 750 cv.

i.pinimg.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1980 Chevrolet Opala Diplomata 250-S

Fiat Palio 2ª Geração

História Ilustrada - Honda CRX